sexta-feira, 6 de abril de 2018

Pequena história (50)


Em 1939, o escritor norte-americano Raymond Chandler (1888-1959) publicou o seu romance negro The Big Sleep que, em português, veio a ter o título de: "À Beira do Abismo". O realizador Howard Hawks resolveu adaptá-lo ao cinema, tendo concluido o filme em 1946. A película não teve boa crítica e, na altura, nem foi grande sucesso de bilheteira. Apesar do elenco distinto (Humphrey Bogart e Lauren Bacall) de bons actores e da importante colaboração de William Faulkner na adptação ao cinema do livro de Chandler. No entanto, com o tempo, a película ganhou notoriedade consistente e é, hoje, considerado um dos cem melhores filmes norte-americanos.
Diz-se que o enredo original (do livro) era um pouco atabalhoado e pouco claro, nalgumas cenas. De tal modo que Faulkner e Hawks, assoberbados com dúvidas, tiveram que perguntar a Chandler, entre outras coisas, se uma das personagens secundárias era assassinada ou se suicidava. Ao que o escritor teria respondido, confuso: Dammit I did'nt know either!*

* : Raios, nem eu sei.

4 comentários:

  1. Ah que saudades das antigas películas que rodavam em preto e branco nos cines em que havia as interrupções quando as fitas rebentavam e demorava alguns segundos para o conserto, e acendiam as luzes... Bela postagem! Parabéns! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas suas palavras.
    O que mais me desagrada, hoje no cinema, são os écrans gigantescos e o som quase sempre excessivamente alto...
    Saudações cordiais!

    ResponderEliminar