terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Crónica sucinta dos antecedentes


O Helmut , aperaltado e dominical, trazia o ganso num cesto, muito bem acomodado. Congelado, claro, mas que chegava quase aos 6 quilos. A Karola, varoa sólida e renana de rosto prazenteiro, era portadora das delikatessen e da alegria. Várias compotas de manufactura doméstica, bolachinhas natalícias de oferta. O casal simpático somava, entre si, século e meio de idade, mas ninguém o diria. Isto foi no Domingo, matinalmente, seriam umas 9h30.
Às 7h00 de Segunda-feira, HMJ acantonou-se ao forno, dando voltas ao bicho, de hora a hora, e aspergindo-o de molho para que mantivesse a tenrura e macieza de pele. Meia-hora antes do comer ir para a mesa, iniciou-se o arroz de miúdos, já a couve roxa estava no ponto e as herzogin kartoffeln, substituídas por batatas fritas, que vieram a meu benefício. Que os pomos de recheio, no papo do ganso, também já rescendiam, divinais. A ágape iniciou-se às 12h45.
Nada faltou. Mas ainda sobraram uns fiapos tenros da ave natalícia, que estava saborosíssima...

Em Koblenz, neste ano gracioso de 2017, a 25 de Dezembro.

6 comentários:

  1. Bem me parecia que o ganso estava delicioso. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Um opíparo e requintado almoço de Natal.
    E na descrição algumas palavras, deliciosas
    na minha opinião.(aperaltado, varoa, tenrura, fiapos)
    Gostei!. Continuação de uma boa estadia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito bom, na verdade..:-)
      Obrigado.
      A Quarta-feira (amanhä) deve vir a ser um dia mais cultural, porque lojas e instituicöes voltam a reabrir... E ainda dizem que nós temos muitos feriados...

      Eliminar