domingo, 17 de setembro de 2017

Uma fotografia, de vez em quando... (99)


Se é certo que uma das fotografias mais difundidas do francês Jean Dieuzaide (1921-2013) é o institucional e oficial primeiro retrato do general De Gaulle, para além de alguns retratos magníficos de Salvador Dali, não é esse o lado predominante da sua obra.



Talvez por Portugal e a Espanha serem uma ilha no panorama político europeu, por aqui andou, nos anos 50, captando gente do povo, sobretudo do centro beira-mar, de que se destacam algumas belíssimas fotografias da Nazaré e Aveiro, principalmente.



O jogo de volumes, geométrico, entre luz e sombra, bem como a humaníssima preocupação do rosto das figuras do povo português, marcam os seus trabalhos dessa época. De onde não se exclui, também, o interesse pela arquitectura, costumes e tradições.



Já, aqui no Arpose (2/8/2017), lhe arquivámos, uma magnífica foto da Nazaré, em que as mulheres trabalham e os homens descansam, na praia. Hoje, encerramos a reprodução da sua obra, com uma fotografia de Aveiro, de 1954.

8 comentários:

  1. O nome do fotógrafo não me dizia nada, mas reconheci as fotos que fez por cá.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. E o preto e branco é como o algodão, não engana..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Retratam uma época e umas gentes que se espera hoje em dia tenham uma vida mais facilitada. A última faz os meus encantos, mesmo: barcos e mar!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acompanho-a nos votos, e espero que sim.
      Eu teria dificuldades na escolha..:-)
      Uma boa semana!

      Eliminar