sábado, 18 de março de 2017

Pot-pourri sobre as coisas e o seu tempo


Os autores são inevitavelmente, e como diria La Palice, do seu tempo. As suas obras marcam um gosto, uma necessidade, atavios de moda, preocupações que andam no ar. E, a maior parte das vezes, ficam marcadas, pelos tiques dessa época. Sobrevivem os clássicos, em suma, desta quantidade inúmera que se publica e vai sendo lida, descricionariamente (tijolos ou não), pelos transportes públicos, em substituição do antigo crochet, que se fazia, ou da renda (Talvez mais úteis, quem sabe?...). Isto quanto a senhoras, que alguns cavalheiros, normalmente, iam lendo o seu jornal, até chegar ao emprego.
O livro, com cuja capa (de Manuel Rosa) abri este poste, é talvez a obra de Cesariny mais próxima do temperamente lúdico dos livros de O'Neill (Mais coerentes no seu todo, é certo.), embora muito mais anos cinquenta. E, do meu ponto de vista, não é das melhores do autor-pintor surrealista. Prefiro, de longe, a sua Pena Capital (Contraponto, 1957), mais coesa e séria, tanto quanto pode ser uma obra surrealista dessa época. Às vezes, até penso, malevolamente, que Cesariny fez a opção certa. Bem vistas as coisas, a poesia não dá para viver, mas a pintura, até pela falta de sentido crítico luso, compensa, muitas vezes.

2 comentários:

  1. O título é bonito.
    Não sabemos se foi uma opção, embora a poesia não dê para viver - julgo que em geral os poetas são profissionalmente outras coisas além de poetas -, a pintura terá sido um canto de sereia predominante.
    Sobre o sentido crítico nacional...julgo que a pintura só é levada a sério por uma franja reduzida da população. Uma metade muito grande, vê, anda pelos museus, mas o que se chama amor à mensagem, às tintas e pincéis, ao ambiente da arte que desperta a contemplação maravilhada, existe pouco. E isso é que era importante. Talvez mais que o sentido crítico.
    Estou convicta de que estamos a melhorar.
    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não serei tão optimista.
      A falta de sentido crítico dos portugueses, mesmo de grande parte das elites, é endémica e antiga. Já Ribeiro Sanches escrevia das "Dificuldades que tem um reino velho em emendar-se" e um anónimo pombalino dava ao prelo "O Reino da Estupidez". Título que Jorge de Sena retomou, no séc. XX. Nestes aspectos somos persistentes...
      Bom fim-de-semana, também!

      Eliminar