terça-feira, 19 de novembro de 2013

Redundâncias saloias


Um blogue muito frequentado e visto (ao que parece) deu-se ao luxo espaçoso de reproduzir, em imagem, e num único poste, nada menos de 39 capas de livros, foleiras, como vem sendo hábito das nossas editoras, de outros tantos livros de conteúdo medíocre ou literatura dita light, para depois, em 72 linhas bloguísticas, incontinentemente, verberar o facto e dizer banalidades confrangedoras, espraiando-se em considerações fátuas de uma inutilidade atroz.
Este prolixo plumitivo da nossa praça não deve ter mais nada que fazer ou para dizer. E pratica, se calhar com imenso gosto, sempre que pode, "assassinatos por entusiasmo", num ardor imenso de se ouvir, muito infantil e bacoco. Mas, como tem 325 seguidores, é porque há muito português e portuguesa que se delicia e diverte a ler estas baboseiras. Que lhes faça bom proveito!
A publicidade, seja ela positiva ou negativa, funciona sempre a favor da difusão do produto - Fernando Namora, sabiamente, descobriu esse efeito.
Mas porque será que uma boa parte dos portugueses letrados são tão excessivos e verborreicos? Não conseguindo numa síntese sucinta resumir os conceitos e aquilo que querem dizer? Mistérios...

Nota: não!, esta capa, que encima o blogue, não consta das 39 do incontinente plumitivo sulista. Tem algo de neo-gótico, condizente com a época, e quadra bem com este romance de Camilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário