sábado, 30 de novembro de 2013

Imortalidades prematuras?


Sempre foram votivamente generosas as intenções de perpetuar as glórias do presente próximo e coevo. E, mais ainda agora, na celeridade leviana e ligeira do nosso tempo, em que a novidade corre atrás da novidade, a fama atrás de uma nova fama, numa vertiginosa necessidade de descoberta e nomeação de novas celebridades e novos ídolos, quase sempre fátuos e efémeros que, uma vez derrubados, rapidamente são substituídos por outros, numa cega sucessão mediática.
As agremiações, os clubes e os grupos humanos sempre precisaram dos seus santos e heróis privativos para se imporem e para o fortalecimento da crença dos seus membros constituintes. Para nortear os seus actos futuros. Repare-se, por exemplo, na pressa com que a Igreja Católica - instituição das mais conservadoras, pela sua própria natureza - procura canonizar o ainda não há muito falecido papa João Paulo II...
Se não estou em erro, os últimos portugueses a transitar para o Panteão Nacional, foram o Gen. Humberto Delgado e Amália Rodrigues. Foi relativamente rápida a sua ascensão à "imortalidade" nacional. Mas, em França, o mesmo se passa. Está aberta a discussão e polémica, no sentido de virem a integrar o Panteão Nacional gaulês, os restos mortais de 5 ilustres franceses: Pierre Brossolette, Germaine Tillion, Geneviève de Gaulle, Simone Weil e Joséphine Baker.
Dizia-se dantes que a pressa não era boa conselheira, e toda a justiça precisa de tempo, mas, hoje em dia, há um frenesim de arregimentar a imortalidade rapidamente, através de novos santos, heróis e mártires da Pátria, sem a necessária ponderação do Tempo. Convenhamos que talvez seja para recuperar, do passado, o que cada vez falta mais no presente: exemplos vivos de ética, onde o exercício de condutas cívicas, possa servir de modelo, aos humanos.

4 comentários:

  1. Sobre santificações não me pronuncio.
    Acho que o último português a entrar no Panteão foi Aquilino Ribeiro. E bem.
    Quanto aos novos candidatos ao Panteão francês, estou de acordo com o que diz. Os franceses bem precisam de olhar para a história da Resistência antes de irem votar na Frente Nacional nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  2. Não me lembrei de Aquilino, MR, mas concordo consigo, muito embora tenha dificuldade em ser árbitro em matéria de imortalidade - sobreavaliamos, muitas vezes, o nosso tempo.
    Da França, há um pormenor curioso: dos cinco nomes falados, 4 são de mulheres. Provável má consciência ou reparação tardia, porque do sexo feminino - ao que julgo - só há duas representantes, até agora, no Panteão francês.

    ResponderEliminar
  3. Julgo que não.
    Mas os franceses estão a progredir...

    ResponderEliminar