domingo, 27 de outubro de 2013

Campo de Ourique e F. A. P.


Da minha circunstância lisboeta, Campo de Ourique sempre ocupou pouco espaço, até há pouco mais de dois anos, a esta parte. Até lá, chegava-lhe aos contrafortes, uma vez por outra, fui ao Cinema Europa (hoje derribado), e pouco mais. Nos últimos tempos, porém, passei a lá ir quase semanalmente. E afeiçoei-me bastante.
É um bairro "fechado" pela sua singularidade harmoniosa e própria de casas não muito altas, mas aberto a amplas espectativas. Liso para se poder andar a pé, com grande capacidade de ofertas (Livrarias, lojas de roupa, alfarrabistas, mercearias de qualidade e uma enorme gama de restaurantes bons com preços módicos). Ruas, normalmente espaçosas, jardins pequenos, mas agradáveis. Praças e esplanadas, onde apetece ficar. Além disso, é habitado por gente urbana e simpática, que parece feliz por lá viver.
Pessoa, que muito estimo e a quem agradeço, ofereceu-me, ontem, um recorte de uma pequena crónica de Fernando Assis Pacheco (segue em imagem, a encimar este poste), que seguramente lá deve ter vivido. Também ele se deve ter enamorado do bairro de Campo de Ourique.

4 comentários:

  1. Gosto muito de Campo de Ourique. Um bairro encantador, ao qual estou a dever uma visita, há já 7 anos. Até aos meus 18 anos, ia lá, com alguma regularidade, visitar amizades de família. Depois, a vida tornou-se mais agitada e as visitas mais espaçadas. Infelizmente, a última vez que lá estive (2006) foi por um motivo triste (um funeral). A ver se volto por motivos mais alegres.

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Pois, como diz a canção brasileira, Campo de Ourique "continua lindo", Sandra. E não se esqueça de o revisitar. Há lá, numa Pastelaria de esquina, o que dizem ser o melhor bolo de chocolate de Lisboa: já o provei, é muito bom.
    Bom resto de domingo!

    ResponderEliminar
  3. Conheço mal Campo de Ourique, mas toda a gente que conheço que mora lá não quer sair do bairro. É como diz, cheio de lojas, tem vida de bairro.
    FAP vivia em Campo de Ourique, e escreveu sobre o bairro em muitas crónicas.

    ResponderEliminar
  4. É, na verdade, um Bairro muito apetecível. E até me esqueci de dizer que não é muito ruidoso, tem apenas uma "música" própria e, de insólito, uma pequena colónia de papagaios (devem ter fugido das casas) que, às vezes, fazem a sua aparição surpreendente, pelas árvores mais altas...

    ResponderEliminar