terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A par e passo 24


Mon Corps

LIII
Nas distâncias corporais interiores damos conta que a ordem de afastamento das partes do corpo se constrói com a mobilidade destas partes, - e com os tempos necessários para as pôr em movimento. A mais móvel são os olhos.
Poderíamos classificar assim, (grosseiramente), olhar, dedos da mão, língua e maxilar inferior, cabeça, dedos do pé, mão, antebraço, pés, membros inferiores, torso, ombros, tudo isto, muito grosso modo - e variável.
Medida da mobilidade?
Esta mobilidade é muito complexa. Diz respeito à enervação, à musculatura e às inserções - à massa, ao momento de inércia dessa parte, ao grau de acuidade; assim como à fase, isto é, aos estados anteriores imediatos.

Paul Valéry, in Tel Quel II (pg. 198).

4 comentários:

  1. Interessante descrição. Gosto do Sr. Valéry!

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber mais sobre o assunto, não só de forma poética mas psico neurológicamente.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, meu Caro (a?), neste particular não o poderei ajudar. Valéry ainda aborda o "Corpo" durante mais alguns capítulos, no livro que tenho vindo a ler e partilhar, aqui. Pode ser que alguma citação futura, que eu seleccione, possa vir a esclarecer a sua humana e útil curiosidade.
    No entanto, se me permite o conselho, eu contactaria alguém seu (sua) conhecido, ligado a Medicina, que lhe fornecesse bibliografia sobre o assunto. Porque as informações da Wikipedia são sempre muito rasteiras e, nem sempre, fiáveis. Os livros são sempre o melhor.

    ResponderEliminar