sábado, 29 de dezembro de 2012

O pai natal dos pobrezinhos

Já não tenho paciência para ouvir a maioria dos comentadores televisivos, nem ler grande parte dos cronistas do meu jornal diário. São autênticas cassetes de ressonância uns dos outros, papagueando o mesmo blá-blá deslavado e desmiolado, abordando tudo pela rama do lugar comum, estupidificante e fastidioso. No meio deste cacarejar acarneirado há, felizmente, algumas (poucas) excepções.
A crónica de José Pacheco Pereira, hoje sábado, no jornal Público, é um brilhante exercício de inteligência e de análise na desmontagem dos pressupostos e mentalidade que enferma a mensagem de "Pedro e Laura" no Facebook. Há ocasiões em que gostaríamos de ter escrito o que acabamos de ler. Esta é, para mim, uma delas. Por isso, com a devida vénia a J. Pacheco Pereira e ao jornal, passo a reproduzi-la, parcialmente.
Mas, quem puder, que faça o favor de ler a crónica (Os convidados da mesa de Natal dos portugueses), integralmente. Não será, com certeza, tempo perdido.


4 comentários:

  1. Eu, que acho que a pobreza dos portugueses é a pobreza dos resignados e que Pacheco não existe, subscrevo totalmente as suas (e dele) palavras.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom não estar sozinho. Muito embora tenha consciência que somos uma "imensa minoria", para usar palavras de J. R. Jimenez.

    ResponderEliminar
  3. Tb li o artigo do Pacheco e claro que concordo com oq eu diz.
    E tb li, no mesmo jornal, a crónica de VPV.

    ResponderEliminar
  4. São ambas boas, as crónicas. Mas a de JPP tem outra altura - há coisas que nos fazem reconciliar com o mundo

    ResponderEliminar