segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Divagações 16 : a propósito de "The Cold Song" de Henry Purcell

Assim como há obras intemporais que podem atravessar todas as idades, da mais primitiva à mais moderna, há também, na vida de algumas pessoas, sentimentos inexprimíveis ou indizíveis que não encontram, nas palavras, maneira de se expressarem, senão por forma desarticulada. Ou em que a voz humana adquire uma expressão outra, talvez animal: o uivo, o urro, o grito inumano.
Estou a lembrar-me de 2 casos a que assisti, na minha vida; estou a recordar-me dos quadros de Munch, ou do grito suspenso que deflagra em Al Pacino, em Godfather III, quando a filha é assassinada ("Salão de Recusados 10", de 1/3/2010, aqui no Arpose). Estou a pensar nos "4 sonetos a Afrodite Anadiómena" de Jorge de Sena, ou em 1 ou 2 poemas de Jorge de Lima. Estou a lembrar...

2 comentários:

  1. É uma das hipóteses, minha Amiga.Outra, será a morte (estive para escrever com maiúscula) na sua abstracção devastadora. Outras haverá, ainda, para cada um.

    ResponderEliminar