sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cromos 21 : Jogadores de Futebol


Até aos 11 anos, ainda acompanhei os jogos de futebol e fui sócio do clube da terra. Era o normal porque, não o fazer, era destoar da juventude da época. Mas a partir daí, comecei a ter outros interesses e preferia guardar o dinheiro da quota mensal para gastar noutras coisas. No entanto, coleccionar cromos dos jogadores de futebol que vinham nos caramelos de tostão, isso, ainda se prolongou por mais 2 ou 3 anos. Daí ter várias cadernetas da Bola, bastante antigas. Porque também havia prémios, trocas e os cromos podiam jogar-se ao "montinho" e era, às vezes, empolgante...
Esta colecção de que apresento 2 folhas em imagem deve datar de 1949 ou 1950/51. Está quase completa, mas faltam já as capas da caderneta...que o tempo levou. Creio ter sido composta por 195 cromos porque, além dos jogadores das équipas (que incluíam o Oriental, o Atlético, o Estoril Praia, imagine-se...) da 1ª divisão, vinham também reproduções do emblema e bandeira dos clubes. Fiz uma opção pelo Sporting, para incluir Gomes, Travassos e Jesus Correia; e pelo Porto, para aparecer o grandioso guarda-redes, Barrigana. Tempos que foram de dedicação à causa, e não de amor ao dinheiro... Os mercenários de hoje não têm alma, nem clube de afecto. É tudo uma questão de trocos.

5 comentários:

  1. Giríssimos.
    Conheci o Barrigana através de uma crónica do Lobo Antunes sobre o Pássaro Azul, que também não conhecia.

    ResponderEliminar
  2. Creio, MR, que o José Maria que aparece na équipa do F. C. do Porto era o que havia de vir a ser, posteriormente, o grande treinador do Clube nortenho e que o levou às primeiras grandes vitórias. Refiro-me a José Maria Pedroto!

    ResponderEliminar
  3. Não reparei no nome dos jogadores, mas mesmo que o tivesse feito, não chegava lá. :)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,
    Como completei os meus 60 anos em 19 de Outubro deste ano 2017, decidi fazer um levantamento do que eu tinha de quando era rapaz.
    Sabia que tinha muitas cadernetas de cromos de caramelos e não só mas deparei-me com algumas surpresas.
    Sabia que o meu pai tinha muito gosto pelo futebol e também pelo Sporting, eu não me importo com futebol, daí a razão de ter muitas cadernetas e centenas de cromos de caramelos antes de eu nascer.
    Relativamente à colecção em questão, tenho a caderneta e os respectivos cromos, faltando-me o número 179, O CROMO DA BOLA.
    Posso acrescentar que são 182 cromos no total, a colecção chama-se CAMPEONATOS - JOGADORES 1ª DIVISÃO, editada pela FÁBRICA UNIVERSAL, penso que em 1951/1952.
    Obrigado pelo seu Blog, pois foi-me útil nas minhas pesquisas.
    Cumprimentos,
    CARLOS BRASIL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas achegas ao poste, que permitiram corrigir, com rigor, os números que eu tinha indicado, neste caso.
      Estes balanços do passado trazem sempre algumas surpresas agradáveis.
      Saudações cordiais,

      Alberto Soares

      Eliminar